| 12/01/2009 09h53min
O piloto brasileiro Felipe Massa disse que sentia-se "emocionado e contente" por ser o primeiro a andar com o novo carro da Ferrari para a próxima temporada do Mundial de Fórmula-1, o F60, que foi apresentado hoje. Massa foi o responsável por andar pela primeira com o F60 às 7h35 (horário de Brasília) nesta segunda.
— Estou emocionado e muito contente por levá-lo à pista pela primeira vez. Com todas as novas regras esperava um carro diferente, como há dez anos, com grandes aerofólios, e fiquei surpreso — declarou o piloto.
— Encontrei o novo F60 pequeno, muito compacto e bonito. É um pouco como um Fórmula-3 — acrescentou.
O brasileiro não sabe ainda como este carro se comportará nas provas oficiais, mas ele se mostra disposto a brigar pelo título na próxima temporada. Já o seu companheiro de equipe, o finlandês Kimi Raikkonen, concordou com Massa ao destacar o fato de que, apesar das novas normas, o F60 seja tão "lindo" e diferente dos carros do
passado:
— No ano passado o
carro não foi como eu queria, mas isto já é parte do passado. Agora sigo em frente e voltarei a tentar este ano. Agora há um grande ponto de interrogação para entender como estarão os carros após terem mudado as normas — concluiu o finlandês.
O F60, assim batizado por ser a 60ª temporada da equipe italiana na Fórmula 1, segue os novos padrões aerodinâmicos da categoria, com asas dianteiras bem mais largas que nos últimos anos, em total contraste com as asas traseiras, mais altas e estreitas. O carro repete o padrão de pintura do ano passado, com a carenagem vermelha e um desenho de código de barras em branco representando a Marlboro, principal patrocinadora da equipe, que não pode divulgar sua marca de cigarros na maioria dos países que recebem a as corridas.
Ao contrário de anos anteriores, em que a apresentação do novo carro era feita numa cerimônia cheia de pompa, o lançamento do F60 obedeceu à nova realidade da F-1 diante da crise financeira mundial: foi feita
pela internet, com a
distribuição de textos e fotos de divulgação, a fim de economizar custos. O F60 apresentado nesta segunda já conta com a presença do Kers, o sistema de recuperação de energia cinética, outra novidade da temporada, que recupera a energia perdida nas freadas e a transforma em potência extra, a ser utilizada por alguns segundos em cada volta. Nas últimas semanas, o presidente da equipe, Luca di Montezemolo, reclamou da utilização "apressada" da nova tecnologia.
Única equipe presente em todas as temporadas da F-1, a Ferrari buscará em 2009 seu 17º título no Mundial de Construtores, sendo o terceiro seguido, além de recuperar o de Pilotos — que no ano passado escapou de Felipe Massa por um ponto, ficando com Lewis Hamilton, da McLaren, após a eletrizante decisão no GP do Brasil. O F60 vai à pista ainda nesta segunda-feira, nas mãos de Massa, na pista de Mugello, e participará também dos testes coletivos que serão realizados na semana que vem, no novo circuito de Portimão, em Portugal.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.